sábado, 20 de novembro de 2010

Por que Rosa Parks?

Rosa Parks foi uma mulher negra, que se destacou na luta contra o racismo nos EUA quando, em pleno regime de segregação racial, se recusou a levantar de um banco de ônibus, que por lei era destinado aos brancos. Devido a isso, Parks tornou-se um símbolo da luta por direitos civis dos negros no século XX.
Sendo assim, optamos pelo nome Rosa Parks tendo em vista a possibilidade que este nos abre para refletirmos sobre questões ainda vigentes tais como: desigualdade social e racial, (que se reflete de maneira clara em nossa universidade, uma vez que temos poucos alunos negros ou pobres) situação da mulher (que apesar de já ocupar muitos espaços em nossa sociedade e universidade, ainda sofre com inúmeras situações absurdas, tais como o “rodeio das gordas”, por exemplo) enfim, de maneira mais geral, sobre a relação da universidade com a diversidade em si, seja ela social, racial, de opção sexual, de gênero e etc.

Nossa compreensão de Entidade Estudantil.

Entendemos que um Centro Acadêmico tem como função essencial a organização e articulação das posições e necessidades dos estudantes. Para isso, é necessário que haja uma participação massiva destes, pois do contrário, sua existência perde o sentido.
Sendo assim, acreditamos que o C.A.H deve se constituir como um instrumento de ação efetiva, que garanta aos estudantes a possibilidade de intervir, ainda que de forma restrita, na realidade em que vivem.

Nossas Propostas:

- Lutar por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para todos.  

- Fortalecer a Representação Discente.

- Realizar eventos que contribuam para nossa formação: Bem Vindo á História, Semana Alternativa e CineCah.

- Consolidar o Jornal do CAH através de edições mensais.

 - Lutar pela redução do preço do R.U.

- Trabalhar pela Reestruturação do D.A

- Fomentar a extensão universitária através da articulação com grupos e entidades estudantis.

- Articular os espaços estudantis de nível estadual (CEUF/CEEUF) e nacional (ANEL/UNE).

- Construir uma “semana do bixo” que apresente um panorama sobre a atual situação da universidade pública, de modo a promover a reflexão e conscientização dos ingressantes.

 - Impedir o avanço do trabalho terceirizado na universidade.

- Lutar pela imediata construção da moradia e do bloco das extensões.

Visando esclarecer ponto a ponto os itens elencados acima, elaboramos uma carta proposta. Para baixá-la basta clicar AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário